Falun Dafa Minghui.org www.minghui.org IMPRIMIR

Media Channel: The Fires This Time: Imolação ou decepção em Pequim?

21 de Fevereiro de 2001 |   Danny Schechter

O que poderia ser mais dramático? As pessoas se incendiando na Praça Tiananmen, no coração de Pequim. A CNN estava lá. A polícia imediatamente estava com extintores de incêndio na mão, e as vítimas são levadas para um hospital depois que foram cuidadosamente fotografadas em agonia para a televisão estatal. Enquanto a mídia controlada pelo governo libera historicamente a história de uma vez, isto leva uma semana de produção antes que as filmagens sejam transmitidas.

Logo, imagens horríveis são disparadas em todo o mundo, parecendo confirmar as acusações da China de que um culto maligno está ordenando que os membros que sofreram uma lavagem cerebral cometam suicídio. Citando esta nova "evidência", o governo insiste que o que tem dito o tempo todo sobre os "fanáticos" praticantes do Falun Gong é verdade, e essas pessoas devem ser banidas como uma ameaça para eles mesmos e para a nação. Em 16 de fevereiro, outro suicídio é atribuído ao Falun Gong. Ao lado de um corpo carbonizado, descobriu-se uma mensagem intacta afirmando que a vítima fez isso para apoiar a prática espiritual de Li Hongzhi.

O jornalista do Wall Street Journal, Ian Johnson, um dos jornalistas mais perspicazes que acompanham esta história, teve suas suspeitas despertadas pela rapidez com que esta história foi coberta, observando que a mídia estatal "relatou a morte da vítima com incomum entusiasmo", o que implica que a morte ocorreu antes do relatado ou a mídia geralmente cautelosa teve aprovação de alto nível para apressar relatórios eletrônicos e um envio televisionado. As notícias locais das 19h, por exemplo, tiveram uma reportagem filmada da cidade natal do sr. Tan, Changde, pequena cidade na província de Hunan. A maioria das reportagens de notícia da noite são avaliadas ao meio-dia, então a transmissão diária raramente traz relatórios do mesmo dia, muito menos um evento que aconteceu ao meio-dia e envolveu feeds de satélite de partes relativamente remotas do país ".

Para os leitores de notícias e os consumidores de mídia, a percepção geralmente supera as realidades pouco claras. Em um mundo onde imagens dramáticas ofuscam problemas complexos, Falun Gong é condenado por um comportamento de culto louco. Caso encerrado!

Marcando um grande ponto para a cruzada do presidente chinês Jiang Zemin para "esmagar" e desacreditar um crescente movimento espiritual que continua a resistir a uma proibição ordenada pelo estado, apesar da detenção de cerca de 50 mil praticantes e mais de 100 mortos sob custódia policial. Já, com base neste incidente, The Financial Times proclamou um "vencedor", como em "Pequim ganha guerra com a propaganda contra o Falun Gong". Observe o título. Não se refere meramente a uma escaramuça em uma guerra de mídia prolongada que durou 19 meses, mas para a própria guerra.

Muitas outras organizações de notícias respeitadas disseminaram a mesma história da mesma forma, apesar de não serem capazes de verificá-la de forma independente, em vez disso, utilizando contas de mídia estadual controlada pelo Partido Comunista, especialmente a agência de notícias Xinhua. Agora, à medida que novas questões são levantadas e as dúvidas surgem, pode-se concluir que a mídia mundial foi enganada para se tornar um cinturão de transmissão acrítico para o bullying de Pequim.

Linha de fogo

O primeiro incidente aconteceu no dia 23 de janeiro, dias após Jiang intensificar sua campanha oficial, nacional, anti-culto na mídia. A CNN estava na Praça e relatou os suicídios, mas suas fitas foram confiscadas, então nunca as vimos. Sete dias depois, a TV oficial da China chocou a nação com filmagens de cinco pessoas envolvidas em chamas, imagens ditas de câmeras de vigilância nas proximidades. Agora, uma vítima tragicamente desfigurada do incidente, Liu Siying, de 12 anos, diz que sua própria mãe disse a ela que se incendiaria para alcançar o "reino de ouro celestial" em alguns relatos contas, ou "nirvana" nos outros.Ela se tornou um simpático símbolo, atémesmo um poster da criança por supostos abusos pelo "culto do mal". Sua imagem está em toda parte; a sua tragédia alcançou toda a China. (A este respeito, ela é a Elian Gonzalez da China!) No entanto, apenas os meios de comunicação aprovados têm o acesso permitido até ela. Os repórteres ocidentais foram excluídos do contato direto.

Ela era uma praticante do Falun Gong? Isso parece duvidoso, depois que Phillip Pan, do The Washington Post, foi até sua casa em Kaifeng (uma cidade que experimentou um trágico incêndio recentemente, matando centenas e marcando muitos outros). Pan descobriu que a mãe da jovem, que morreu na autoimolação de Tiananmen, não era conhecida localmente como praticante, mas estava deprimida, mentalmente instável e era acusada de bater em sua filha e sua mãe.

Significativamente, um dos produtores da CNN em cena, a apenas 50 metros de distância, diz que nem viu uma criança lá. O governo diz que os médicos realizaram uma traqueotomia na vítima, mas um cirurgião pediátrico disse que, se isso fosse verdade, a criança não falaria imediatamente.

Os porta-vozes do Falun Gong tem negado em suas declarações que eles ordenaram, orquestraram e participaram desse incidente. Mas, em sua declaração, que não são informadas em todo lugar, eles vão ainda mais longe e acusam a imprensa ocidental: "É preocupante para nós que a linha do partido desde a República Popular da China, Xinhua News Agency e CCTV, está dando tanto tempo de transmissão e tanta credibilidade para imprensa estrangeira. A Xinhua e outros meios de comunicação estatais geralmente nunca são considerados fontes credíveis, pois eles admitem abertamente que sua função é divulgar propaganda para o regime chinês. Na verdade, Xinhua é a diretriz do Partido.

"Há tantas coisas que ainda não estão claras e desconhecidas sobre as circunstâncias que cercam o incidente. Ninguém sabe o que aconteceu na semana seguinte ao evento atual e antes que os meios de comunicação chineses finalmente lançassem seus artigos de notícias e programas de televisão totalmente projetados. que o regime chinês controla tão fortemente todos os aspectos deste caso que nenhuma das afirmações da Xinhua foi corroborada por fontes independentes ".

E por que o Falun Gong negaria seu papel no incidente se fosse um protesto? A Fundação Longhai, que monitora as prisões chinesas, teve perguntas semelhantes na Revista Nacional: "Este evento foi encenado ou permitido pelo governo da China para desacreditar o Falun Gong? Não é uma hipótese muito desenvolvida. O governo da China prometeu extinguir todos os problemas relacionados com o Falun Gong antes do 80º aniversário do comunismo chinês, que Pequim planeja comemorar este mês de julho ... Justin Yu, jornalista do World Journal, o jornal de língua chinesa, refletiu sobre a confusão enfrentada por muitos chineses sobre o que acreditar. O golpe de propaganda do PRC contra o Falun Gong depende do conhecimento das pessoas sobre os acontecimentos da história asiática recente, como o monge budista de 73 anos em Saigon, cuja autoimolação foi uma forma de protesto para cumprir suas crenças [como] os coreanos cortando os dedos eo ritual japonês de hari-kari. Mas esta situação não é clara. Em quem acreditamos? Os comunistas? Eles nos mentiram tantas vezes, outra mentira para eles não é nada".

Perguntei a Beatrice Turpin que cobriu o Falun Gong na China para a Associated Press TV e escreveu sobre suas experiências para o MediaChannel quanto a sua suspeita. Ela respondeu de sua casa na Tailândia: "Havia um grande tumulto com protestos do Falun Gong e filmagens de polícias batendo nos praticantes no último Ano Novo Chinês e certamente caberia na estratégia típica da China para organizar um evento este ano e fazer o seu próprio show".

Motivos para o ceticismo

Os praticantes do Falun Gong inicialmente me disseram que suas suspeitas foram despertadas por três razões:

As pessoas na Praça, ditas praticantes de longa data, não fizeram os exercícios do Falun Gong corretamente;

as autoridades não mostraram nenhuma imagem ou sinais ou livros do Falun Gong (que proíbem o suicídio) que os manifestantes normalmente trazem com eles para a Praça;

e a escola, de uma das vítimas, que se formou, estava de fato fechada na época. Eles também dizem que não há conceito de "nirvana" em suas crenças.

Estes são talvez pequenos detalhes, mas eles podem ser contados.

Em um comunicado de imprensa, o Falun Gong apontou outras inconsistências: "A Agência de Notícias Xinhua afirma que dentro de um minuto quando o homem se incendiou, a polícia correu para ele com quatro extintores de incêndio e rapidamente apagou as chamas. Um jornalista europeuque estava em Pequim, no entanto, nos disse: "Nunca vi policiais patrulhando na Praça da Tiananmen carregando extintores de incêndio. Como é que todos eles apareceram hoje? A localização do incidente é pelo menos 20 minutos de ida e volta do prédio mais próximo? O Grande Salão do Povo. Se eles tivessem corrido lá para pegar o equipamento, teria sido muito tarde. "É mesmo possível que a polícia pudesse ter atendido com um extintor de incêndio, mas quatro, no espaço de um minuto se eles não tivessem conhecimento prévio de que isso ocorreria?

"Em termos de tempo de resposta, outro jornalista estrangeiro em Pequim expressou o choque de que a Xinhua conseguiu liberar o primeiro relatório sobre o incidente quase que imediatamente e nada menos, em inglês. Todo cidadão chinês sabe que cada relatório da Xinhua geralmente deve abordar várias rodadas de aprovação pelos superiores e geralmente são "notícias antigas" no momento em que são publicadas. Além disso, a mídia estatal nunca exibiu fotos ou vídeos de protestos do Falun Gong ao longo de 18 meses de perseguição a mídia estrangeiro, então, por que agora e com tão pouca hesitação? E por que apenas em inglês e não em chinês? "

A questão foi abordada por mim uma e outra vez durante uma recente turnê por quatro cidades falando sobre o meu novo livro sobre o Falun Gong. Algumas pessoas me disseram que o Falun Gong deve estar louco se faz coisas loucas. Quando eu desafiei a suposição de que, se de fato, conhecemos todos os detalhes, os olhos brilharam. Talvez seja porque uma vez que as pessoas ouvem "fatos" que parecem confirmar seus próprios pressupostos, eles não querem ouvir mais, mesmo que os "fatos" originais possam estar errados ou enganadores.

Imagens ferviam em meu cérebro; as retrações e os esclarecimentos raramente feitos. Nos recém-publicados artigos de Tiananmen, sobre como o Partido Comunista tratou os protestos dos estudantes em 1989, o jornalista Orville Schell, reitor da Escola de Jornalismo de Berkeley, discute muitas falsificações e falsidades que o governo chinês e outros inventaram e circularam ao longo dos anos. A desinformação e a falta de informação são o comércio de agências de inteligência em muitos países, especialmente na China. Não é surpreendente que Pequim denuncie esses novos documentos como falsos. Claramente, sua publicação é embaraçosa para os governantes secretos da China, especialmente para o presidente Jiang Zemin, cujo papel de linha dura nesses eventos foi revivido na perseguição oficial ao Falun Gong.

Onde estão os céticos?

Por que o ceticismo profundamente arraigado e institucionalizado de nossa própria mídia se desmorona tão rapidamente em face do que cheira a um incidente gerenciado por encenação que está sendo explorado de forma flagrante por razões políticas? Por que tantos meios de comunicação americanos seriam tão crédulos? É porque o cheiro da espiritualidade e do misticismo em uma cultura que alguns de nós entendem, faz com que alguns de nós se sintam desconfortáveis em nossa prática jornalística?

Na minha investigação sobre o Falun Gong, eu documentei um padrão perturbador de meios de comunicação dos EUA que ecoam as acusações da China, incluindo o uso freqüente de palavras pejorativas como "culto" e "seita" e até mesmo "mishmash". Em alguns aspectos, a mídia em nosso próprio país também reflete uma perspectiva unidimensional e estereotipada, minimizando e denigrando uma força que não se enquadra em categorias políticas simples de esquerda e a qual elas possam ter problemas relacionados ao seu caráter asiático e raízes no [] qigong tradicional.O Falun Gong é muitas vezes é tratado como o clássico "outro", muito estranho para ser levado a sério ou demonstrar simpatia. (Aliás, eu não sou um praticante de Falun Gong, mas nossa empresa produziu vídeos para o Falun Gong, que me deu acesso e informações que costumava escrever e produzir um filme e um livro sobre o assunto.")

Em uma das minhas aparições em livrarias em Chicago, alguém comparou o Falun Gong e a situação atual na China com David David Koresh's Branch Davidians e o cerco de 51 dias em 1993 pelos oficiais da lei federal em Waco, ostensivamente para apanhar armas e proteger as crianças contra abusos, uma comparação que a China invocou para argumentar que apenas faz o que o governo dos EUA fez no combate a seu próprio culto perigoso. Alguém saltou para desafiar a analogia, argumentando que Koresh e a companhia eram violentas e o Falun Gong não é. Ele estava certo: não há comparação direta, exceto em termos da resposta ao que aconteceu. Apenas a dura direita nos Estados Unidos criticaram a brutal intervenção militar do governo, que me lembrou as palavras desse tenente americano no Vietnã: "Nós destruímos a aldeia para salvá-la".

A falta de empatia que as pessoas sentiam pelas famílias sob o controle louco de Koresh levou a racionalizar ou não falar contra a supressão sangrenta e ilegal que ocorreu em Waco. Uma vez que as pessoas são desumanizadas aos nossos olhos, podemos perder compaixão por elas e estar contra quando seus direitos são violados, especialmente se não gostarmos de sua política e considerá-las vítimas antipáticas. Se você quer saber os detalhes de onde a desumanização conduzida na China, confira o recente relatório da Amnistia Internacional sobre o uso generalizado da tortura, que muitas vezes é direcionado a praticantes de Falun Gong não violentos. Pequim, naturalmente, chama isso de falsificação também.

Em 17 de fevereiro, mais de mil praticantes do Falun Gong protestaram de forma não violenta em Los Angeles contra a perseguição na China. Poucos meios de comunicação apareceram em sua conferência de imprensa, embora esta seja uma história que faça manchetes em todo o mundo. (Não consegui encontrar nenhuma história sobre isso no dia posterior no The Los Angeles Times, embora a revisão do livro tenha realizado uma discussão sobre o que aconteceu na Praça Tiananmen em l989.) A indiferença dos meios de comunicação favorece a indiferença pública. A mídia chinesa está fazendo o que você esperaria, mas como explicar a atitude da mídia ocidental, que cobriu a história de forma tão episódica?

À luz dos meios de comunicação proeminentes, essa história de "suicídio em massa" foi recebida, não é tarde demais para investigar minuciosamente não apenas o que aconteceu, mas se e por que todos nós aceitamos.